FESTA REGULAMENTAR EM HOMENAGEM AO BEATO FREDERICO OZANAM E FUNDAÇÃO DA SSVP

abril 27, 2017

No dia 23 de abril de 2017 o Conselho Central de Campina Grande promoveu a Festa Regulamentar em Homenagem ao confrade Antônio Frederico Ozanam e de fundação da SSVP, conforme orienta a Regra da SSVP no Brasil, em seu artigo 22, incisos e parágrafos. Foi realizada na instituição Casa do Menino que é administrado pela Companhia das Filhas da Caridade e situa-se no bairro Santo Antônio em Campina Grande. Teve como tema “1617 à 2017- 400 anos de Caridade Organizada” e como lema “Contra as Pobrezas: Agir Juntos”.

A abertura da festa regulamentar foi conduzida pelo confrade Raimundo Gonçalves, presidente do Conselho Metropolitano de João Pessoa, que fez as orações iniciais e em seguida a orquestra Nossos Tons do município de Soledade apresentou o concerto dos Hinos de Ozanam e de São Vicente de Paulo.

A Festa contou com a palestra do Padre Mizael Donizetti Poggioli, religioso da Congregação da Missão, que discorreu sobre o tema e lema propostos para a Festa. Em seguida os participantes se organizaram em 4 oficinas que trabalharam as temáticas de cada coordenação das diretorias dos conselhos: Departamento de Comunicação - DECOM, Conferência de Crianças e Adolescentes - CCA, Comissão de Jovens - CJ e a Escola de Capacitação Antônio Frederico Ozanam - ECAFO.

O DECOM teve a colaboração da jornalista Márcia Marques, coordenadora da Pastoral de Comunicação da Diocese de Campina Grande, que apresentou maneiras de como trabalhar a comunicação de forma eficiente e evangelizadora. A oficina sobre as CCAs foi desenvolvida pela consócia Fabiana Lima, coordenadora das CCAs do CMJP, e teve o objetivo de instruir pessoas para orientar e fundar CCAs em suas localidades. A CJ expôs em sua oficina maneiras de como fazer recrutamento nas conferências e de como acolher novos vicentinos, em especial a juventude e foi ministrada pela consócia Danielle Cavalcante que é a coordenadora da CJ do CC de Campina Grande. Já a oficina da ECAFO foi desenvolvida em conjunto com a coordenadora da ECAFO do CC de campina Grande, a consócia Katia Ramos, com o padre Mizael e teve a finalidade de trabalhar a liderança e estimular a criação de uma equipe de formadores deste departamento.

Na parte da tarde houve a o momento dos participantes mostrarem suas habilidades no Show de Talentos Vicentinos que teve as seguintes apresentações: Orquestra Nossos Tons com músicas diversas da cultura nordestina, MPB e músicas religiosas. Pastoril de Idosas Vicentinas do município de Juazeirinho. Dança do ventre apresentada pela voluntária da AIC, a Sra. Ivoneide Farias. Coreografia dos membros da Conferência Menino Jesus de Praga do município de Soledade e uma peça teatral dos membros da Conferência Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do município de Lagoa Seca.

No evento aconteceu a Feirinha Solidária que expôs o Projeto da Escolinha de Futsal Masculino e Feminino e do Projeto Mãos da Caridade, ambos do Conselho Particular Padre Dehon, bem como venda de produtos. Foram estimadas a presença de mais de 350 pessoas, sendo que apenas 295 delas assinaram a lista de presença. Também contou com a parceria dos casais do ECC da Paróquia de São José do bairro de José Pinheiro em Campina Grande que confeccionaram e serviram as refeições. Esteve visitando o encontro o Padre Dagnaldo Alexandre - SCJ, pároco da Paróquia São José.

O encontro foi encerrado com a Santa Missa celebrada pelo padre Mizael às 15:00h. Aonde todos puderam agradecer a Deus pelos momentos vividos neste dia e pelo êxito da festa antes do retorno aos seus lares.

  

 

 
 

SANTA MISSA DE ABERTURA DAS FESTIVIDADES DOS 400 ANOS DO CARISMA VICENTINO

abril 27, 2017

Aconteceu às 16:00h do dia 22 de abril de 2017 na capela do Instituto São Vicente de Paulo, às margens do Açude velho em Campina Grande, a missa de abertura dos 400 anos do Carisma Vicentino comemorado pelos ramos da Família Vicentina de Campina Grande: SSVP, AIC, JMV e Filhas da Caridade.

A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano da Paraíba Frei Dom Manoel Delson, que ainda segue sua missão como administrador diocesano de Campina Grande até sua posse no próximo d...


Continuar lendo...
 

POSSE DA DIRETORIA DA CONFERÊNCIA IMACULADA CONCEIÇÃO

abril 27, 2017

O Conselho Particular Sagrado Coração de Jesus aproveitou a ocasião da ECAFO que foi realizada em sua sede e deu posse à nova diretoria da Conferência Imaculada Conceição da cidade de Serra Branca. Na oportunidade a consócia Maria de Lourdes Oliveira foi empossada juntamente com sua vice-presidente, a consócia Maria Augusta, que estavam presentes na formação. Mesmo com os demais membros da diretoria não pudendo comparecer ao ato de posse por motivações superiores, mas tiveram s...


Continuar lendo...
 

ECAFO NO CONSELHO PARTICULAR SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

abril 27, 2017

   A coordenadora da ECAFO do CC de Campina Grande, Katia Ramos, realizou uma formação do módulo Espiritualidade Vicentina na sede do Conselho Particular Sagrado Coração de Jesus no município de Monteiro no dia 21 de abril de 2017 e envolveu os vicentinos e vicentinas de todas as conferências da área de atuação daquele CP.

    A formação teve início às 09:00h com as orações iniciais regulamentares conduzida pelo confrade Raimundo Gonçalves, presidente do Conselho Metropolita...


Continuar lendo...
 

Despertar Vicentino em Bezerros (PE)

agosto 7, 2016

A convite do Conselho Central de Caruaru os confrades Alessandro e Diney Melo participaram no último dia 31 de julho, do Despertar Vicentino no município de Bezerros, agreste pernambucano. Após a Santa Missa celebrada pelo Padre Luiz Antonio na Paróquia de São José, os vicentinos se reuniram no salão paroquial com os jovens crismandos daquela cidade. O evento teve como objetivo mostrar um pouco do trabalho vicentino e convidar os jovens a participarem de alguma das conferências daquel...


Continuar lendo...